O Processo de Criação de Materiais Didáticos para Cursos Empresariais

Tradicionalmente, ao falarmos de material didático, nos lembramos do ambiente escolar. Livros didáticos infantis, materiais lúdicos para o ensino fundamental dentre outros, são nossas primeiras memórias do termo.

Os cursos desenvolvidos pelas organizações com o objetivo de capacitar e qualificar melhor seus colaboradores, no entanto, também carecem de material didático adequado, que auxilie de fato o participante em seu processo de aprendizagem. Um material didático bem desenvolvido contribui para:

  • Facilitar a condução da aula por parte do instrutor.
  • Estimular o processo cognitivo do participante.
  • Organizar o conteúdo do curso e possibilitar sua certificação.
  • Criar um bom ambiente organizacional.

Normalmente, as organizações trabalham com materiais clássicos, como plano de aula, apostila, apresentações e provas. Mas há diversas outras possibilidades de recursos que contribuem para estes cursos. Destacamos:

  • Vídeos, que auxiliam na aprendizagem pelo estímulo dos sentidos.
  • Jogos, que contribuem na criação de um saudável ambiente de competição.
  • Cursos on-line, que reduzem custo, agilizam a capacitação e trabalham bem competências cognitivas.

São inúmeras as possibilidades de desenvolvimento de materiais didáticos. Todas elas contam com algumas etapas que não podem ser esquecidas:

  1. Compreender o objetivo do curso.
  2. Identificar as características do público alvo.
  3. Elaborar um projeto instrucional.
  4. Aprovar o projeto instrucional com especialistas da organização.
  5. Elaborar os materiais didáticos.

O objetivo do curso dará o Norte a todo o material que será desenvolvido. As características do público sinalizarão os melhores recursos instrucionais e técnicas de ensino. O projeto instrucional é a materialização das ideias acerca do curso. A aprovação deste projeto é fundamental para garantir a aderência da proposta à realidade da organização. A elaboração, em si, é a última etapa para a entrega dos materiais.

A Recto trabalha com desenvolvimento de materiais didáticos para cursos empresariais. Atuamos junto aos técnicos da organização para esta construção ou buscamos especialistas nos assuntos demandados.

Já pensou em rever ou desenvolver materiais didáticos para os cursos ofertados por sua empresa? Venha nos conhecer!

Publicado em: 13 de março de 2019 por