Um dos grandes desafios de quem organiza eventos de aprendizagem é definir os objetivos deste evento. O objetivo de aprendizagem deve refletir, de forma objetiva e direta, o que se espera que os alunos sejam capazes de fazer ao final do evento. Não é possível iniciar um processo de ensino sem ter definido com clareza os objetivos de aprendizagem.
Esta noção é fundamental para professores e instrutores, porque é com base nos objetivos de aprendizagem que todas as demais etapas do planejamento de ensino serão realizadas. Os objetivos definem:
- A seleção e organização dos conteúdos.
- A escolha do método de ensino.
- Os recursos instrucionais que serão utilizados.
- A carga horária do evento de ensino.
- O modelo de avaliação a ser aplicado.
Para facilitar, estruture o objetivo de aprendizagem completando a seguinte frase:
Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de ________________.
Diversos estudos foram feitos a respeito da forma de se definir objetivos de aprendizagem. O mais conhecido é o estudo de Benjamin Bloom, chamado de Taxonomia dos Objetivos de Aprendizagem. A proposta inicial é de 1948, mas ainda é utilizada com algumas adaptações. Na proposta original, Bloom dividiu os processo de aprendizagem em três: cognitivo, afetivo e psicomotor.
O aspecto cognitivo trata da construção de conhecimentos teóricos. É o domínio de conceitos, normas, procedimentos, dentre outros. Na prática, é o domínio mais utilizado por professores e instrutores. Já o domínio afetivo trata essencialmente da forma de se lidar com eventos e acontecimentos. É onde aprendemos relacionamento interpessoal, comunicação e outras questões. O domínio psicomotor compreende as aprendizagens relacionadas ao manuseio de equipamentos e questões ligadas a movimento corporal.
Como mencionei acima, o domínio mais utilizado por professores e instrutores, tanto em instituições de ensino quando em organizações, é o domínio cognitivo – embora os demais também sejam trabalhados. No domínio cognitivo, são abordados seis níveis: o do conhecimento, da compreensão, da aplicação, da análise, da síntese e da avaliação.
A descrição de objetivos de aprendizagem sempre começa com um verbo. Na imagem abaixo, você pode ver a relação entre um verbo e o nível do domínio cognitivo almejado.
O nível do conhecimento é o primeiro e o mais básico. Isso porque, para aprendermos sobre um assunto, é necessário tomarmos um contato inicial com este conteúdo. Então, se fosse definir objetivos de aprendizagem nesse nível do domínio cognitivo, alguns exemplos seriam:
- Definir o conceito de educação.
- Relatar as principais teorias pedagógicas.
- Nomear as tendências pedagógicas no Brasil.
Perceba que os objetivos descrevem exatamente o comportamento que deve ser demonstrado pelo aluno ao término da aula. Se quisermos descrever objetivos do último nível do domínio cognitivo, poderíamos descrever assim:
- Escolher a tendência pedagógica que melhor serve ao ensino da matemática no ensino fundamental.
- Validar o conteúdo referente à apresentação sobre a tendência tradicional de ensino.
- Avaliar a escolha dos métodos de ensino em uma determinada situação.
No domínio cognitivo, quanto mais se evolui nos níveis, mais complexo é o comportamento que o aluno deverá demonstrar para que a aprendizagem seja considerada consolidada. Como mencionei, a definição dos objetivos de aprendizagem é a primeira etapa do planejamento de ensino.
E você? Consegue definir objetivos de aprendizagem claros, objetivos e efetivos?