Como nasce um curso remoto?

Diversos professores, instrutores e profissionais de recursos humanos encontraram-se, nos últimos meses, com o desafio de produzir cursos remotos! Isso aconteceu porque a estrutura desses cursos difere em essência dos tradicionais cursos elaborados na perspectiva da educação a distância.

Este assunto gera diversos temas que podem ser discutidos, mas hoje vamos falar sobre como nasce um curso remoto. Essencialmente, um curso remoto nasce de um problema de desempenho ou da necessidade de se desenvolver uma nova competência.

O problema de desempenho

Nas organizações, cotidianamente identificam-se diversos problemas de desempenho. Estes problemas surgem quando o trabalho de um ou mais profissionais não está próximo do que se espera. Mas nem todo problema de desempenho pode ser resolvido por meio de ações de capacitação. Vejamos alguns problemas que não podem ser resolvidos por capacitação:

  • Infraestrutura.
  • Gestão das equipes.
  • Falta de insumos.
  • Erros de estratégia.
  • Erros de comunicação.
  • Perfil de contratação.

Por exemplo, quando um trabalhador não consegue produzir a quantidade de peças esperadas (um exemplo de fábrica) porque ele não possui os insumos necessários, há um problema de desempenho da organização, mas que não pode ser resolvido por meio de capacitação. Por outro lado, se o desempenho do trabalhador cai porque ele não sabe operar a máquina, aí temos um problema de desempenho que pode ser resolvido por meio de capacitação.

Do problema de desempenho ao objetivo do evento

Quando o problema de desempenho está claro, ele deve derivar o objetivo do curso. Veja o exemplo de um problema de desempenho que se converte em objetivo de evento:

  • Problema
    – Operadores não sabem usar máquina.
  • Objetivo do curso
    – Capacitar os operadores da fábrica no uso da máquina X.

Perceba que o problema de desempenho identifica a pessoa ou o grupo de pessoas envolvido e descreve com objetividade o que está acontecendo. Este problema se converte em um objetivo claro do curso. Os exemplos não geram necessariamente cursos remotos – são apenas para explicitar a situação.

Do objetivo do evento ao objetivo de aprendizagem

Quando se tem o objetivo do curso, é necessário desenvolver os objetivos de aprendizagem. Estes objetivos dizem respeito ao que se espera que as pessoas sejam capazes de fazer ao término do evento. Estes objetivos começam com: “ao final do curso, espera-se que o participante seja capaz de…”

Veja alguns exemplos de objetivos de aprendizagem:

  • Operar a máquina X.
  • Escolher o melhor processo de produção.
  • Descrever as etapas de um processo de trabalho.

Perceba que os objetivos de aprendizagem descrevem aquilo que o aluno deve ser capaz de fazer ao término do evento de aprendizagem. Somente quando se tem estas três etapas realizadas é que se pode partir para o a seleção e organização dos conteúdos. Vamos falar sobre a seleção de organização de conteúdos em outro post!

Espero que tenham gostado e aproveitem este breve conteúdo!

Bruno Malheiros é pedagogo, psicopedagogo, orientador educacional, formador de professores na faculdade de educação e gestor de recursos humanos. Vencedor do Prêmio Jabuti com o livro ‘Didática Geral’, na categoria educação, atua como consultor em educação e RH.

Publicado em: 24 de julho de 2020 por