Todos sabemos que, por conta da pandemia do COVID-19, nos foi imposto um necessário isolamento social cujo objetivo é evitar ou reduzir a incidência da propagação do novo coronavírus. Este isolamento atingiu diversos segmentos da sociedade, incluindo aí as instituições de ensino. Diversas instituições optaram por migrar suas aulas para o modelo remoto, situação que pegou de surpresa professores e alunos.
A manutenção das aulas foi considerada a grande meta a ser atingida. Para isso, professores precisaram aprender como planejar e organizar suas aulas neste novo cenário. Não se trata apenas de aprender a usar os diversos recursos instrucionais digitais disponíveis. É mais do que isso: é preciso entender como planejar, do ponto de vista da didática, aulas prazerosas e eficientes, que estimulem a participação do aluno e facilitem sua aprendizagem.
Este texto relata uma recente experiência da Recto na condução de um curso de planejamento para aulas remotas, direcionado a professores de graduação e pós-graduação de uma universidade pública do Rio de Janeiro.
Todos sabemos que, por conta da pandemia do COVID-19, nos foi imposto um necessário isolamento social cujo objetivo é evitar ou reduzir a incidência da propagação do novo coronavírus. Este isolamento atingiu diversos segmentos da sociedade, incluindo aí as instituições de ensino. Diversas instituições optaram por migrar suas aulas para o modelo remoto, situação que pegou de surpresa professores e alunos.
A manutenção das aulas foi considerada a grande meta a ser atingida. Para isso, professores precisaram aprender como planejar e organizar suas aulas neste novo cenário. Não se trata apenas de aprender a usar os diversos recursos instrucionais digitais disponíveis. É mais do que isso: é preciso entender como planejar, do ponto de vista da didática, aulas prazerosas e eficientes, que estimulem a participação do aluno e facilitem sua aprendizagem.
Este texto relata uma recente experiência da Recto na condução de um curso de planejamento para aulas remotas, direcionado a professores de graduação e pós-graduação de uma universidade pública do Rio de Janeiro.
A necessidade dos professores
A Recto foi contatada por um dos professores do departamento interessado. A demanda se enquadrava no cenário descrito acima: professores altamente qualificados (todos com formação em nível de doutorado e, no mínimo, 10 anos de experiência em sala de aula), percebendo a necessidade de revisitar suas práticas para dar conta do novo desafio.
A partir do primeiro contato, realizamos uma reunião com coordenadores e diretores de departamento para compreender melhor o perfil da turma e as necessidades que eles gostariam que fossem atendidas. Nesta primeira conversa, ficou clara a percepção de que não estávamos iniciando um trabalho de treinamento em recursos digitais, mas uma revisão da concepção pedagógica para planejamento de aulas. Nesse sentido, seria necessário revisitar desde a definição de objetivos de aprendizagem até a estruturação de instrumentos de avaliação de aprendizagem.
Ficamos muito empolgados com a proposta, porque esta é a área de atuação da Recto: repensar práticas educativas para aumentar a efetividade da aprendizagem e sua aplicação prática. Então, começamos a montar a proposta!
O modelo proposto pela Recto
O programa proposto pela Recto foi esse:
Objetivos do curso: Apoiar os participantes na migração de suas disciplinas presenciais para a modalidade remota.
Objetivos de aprendizagem
- Diferenciar o planejamento de aulas presenciais do planejamento de aulas remotas.
- Identificar recursos digitais para atividades pedagógicas remotas.
- Relacionar os métodos de ensino aos recursos pedagógicos digitais.
- Equilibrar atividades síncronas e assíncronas com vistas aos objetivos de aprendizagem.
- Listar os principais modelos de avaliação que podem ser adotados.
- Exercitar a montagem de uma sala de aula virtual.
Carga horária: 21 (vinte e uma) horas, distribuídas da seguinte forma:
- 15 horas síncronas (por meio da plataforma Google Meet).
- 6 horas assíncronas (com atividades e leituras disponibilizadas no Google Sala de Aula).
Conteúdo Programático
Reflexões sobre o ensino remoto
- Desafios do ensino remoto.
- A relação do aluno com o conhecimento mediado por tecnologias.
- Vantagens e desvantagens do ensino remoto.
Planejamento de aulas remotas
- Definição de objetivos da disciplina.
- Definição de objetivos de aprendizagem.
- Seleção e organização de conteúdos.
- Métodos e procedimentos de ensino.
Recursos instrucionais digitais
- Recursos gratuitos, disponíveis na internet.
Métodos de ensino
- Sala de aula invertida.
- Estudo de caso.
- Oficinas de trabalho.
- Exposição dialogada.
- Seminários.
- Aprendizagem por projetos.
- Aprendizagem por pares.
Métodos e recursos para avaliação
- Projetos.
- Pesquisas.
- Quizz on-line.
Metodologia
Curso desenvolvido considerando os princípios da Andragogia e dos métodos ativos de aprendizagem.
Avaliação
A avaliação totalmente formativa! Professores acompanharam o desempenho dos participantes durante todo o período do curso, de forma a garantir que todos atinjam o objetivo proposto.
O desenvolvimento do curso
O curso aconteceu no mês de setembro, em uma semana (de segunda a sexta, todos os dias). A estrutura previa 3 horas de aula por dia na forma síncrona e aproximadamente mais 2 horas por dia para que os participantes pudessem dar conta das atividades assíncronas. As atividades assíncronas foram leitura de textos, vídeos para assistir e atividades práticas para realizar.
De forma estruturada, as atividades assíncronas se concentravam em preparar os participantes para o momento síncrono, de forma a reduzir a necessidade de aulas expositivas, ou reforçar os conteúdos que foram vistos na aula síncrona. Neste sentido, eram tratados como atividades pré-aula ou pós aula, com carga horária aproximada de uma hora para cada etapa.
Nos momentos síncronos, buscou-se manter a metodologia de exposição dialogada, com foco em ouvir os desafios de cada professor e apresentar possíveis soluções para a reorganização de suas disciplinas. Foram cinco dias muito intenso e muito prazerosos, que terminaram com a sensação de dever cumprido e de sucesso alcançado. Isso se refletiu nas avaliações dos participantes.
A avaliação dos alunos
Abaixo, apresentamos a avaliação consolidada da turma.


Além dos resultados acima, foram apresentadas as seguintes respostas qualitativas (preservando-se o nome dos respondentes):
- Achei tudo ótimo. Até gostaria de ter um curso mais prolongado, mas, na verdade, nosso tempo está muito apertado. Então, foi adequado.
- Quero apenas parabenizar pela condução dos conteúdos e tranquilidade para lidar com todos durante as dúvidas e reflexões.
- Parabéns e obrigada pela contribuição. Uma questão importante par ao grupo são os sistemas de avaliação. Compreender como se prepara e avalia as atividades. Avaliação quantitativa e qualitativa. Se tiverem algo nessa linha, nos enviem, por favor.
- Excelente. Só tenho a agradecer.
- O curso veio ao encontro das nossas necessidades como docentes, considerando que teremos que nos capacitar para uma modalidade de ensino que não nos é rotineira. De minha parte, tenho muitas dificuldades com o uso das tecnologias, mas espero conseguir usar o que aprendi no curso para poder ser capaz de continuar transmitindo meus conhecimentos e interagindo com os alunos, que é, de fato, o que mais me dá prazer. Obrigada Bruno.
Nosso objetivo aqui foi compartilhar um pouco de nossa experiência e contribuir para colegas professores que estejam organizando seus cursos de aperfeiçoamento para construção de aulas remotas. Ou ainda apoiar os docentes e instrutores que se encontram com este desafio. Vale a pena! Uma boa sorte e uma boa aula a todos(as)!