Desafios na capacitação de funcionários para o teletrabalho!

A partir de março de 2020, muitas organizações se viram obrigadas a colocar seus trabalhadores em home office – ou trabalho remoto – por uma questão de emergência de saúde pública. O tema, no entanto, não é novo! Muitas empresas modernas já vinham implementando esta forma de trabalho nas duas últimas décadas.

A Organização Internacional do Trabalho – OIT – publicou em 2018 um documento que incentivava as organizações a utilizarem esta modalidade de trabalho ao máximo por conta dos benefícios trazidos para todos. As empresas ganham por reduzirem seus custos de infraestrutura e aumentarem a flexibilidade do trabalho; os trabalhadores não perdem tempo em trânsito e podem acompanhar filhos e idosos sob sua responsabilidade; o meio ambiente é menos poluído. Enfim, são inúmeras as vantagens para todos.

Aqui no Brasil, menos de 5% dos trabalhadores atuavam nessa modalidade antes da pandemia. Número que cresceu para quase 50% atualmente. E parece que não irá reduzir tão cedo. Afinal, muitos trabalhadores e organizações descobriram os enormes benefícios de se manter o trabalhador em sua residência.

A grande questão é que muitos funcionários foram postos em home office sem orientações a respeito das particularidades dessa forma de trabalho. Os maiores desafios para essas pessoas têm sido:

  1. Realizar sua organização pessoal de tarefas, combinando o trabalho com as atividades domésticas.
  2. Encontrar um método de organização de arquivos, que antes ficavam na rede do trabalho. Isso vale para arquivos físicos e digitais.
  3. Organizar a infraestrutura do home office, com equipamentos e ferramentas que facilitem o trabalho.
  4. Aprender a usar recursos tecnológicos que possibilitem a manutenção da comunicação com a empresa e com os colegas de trabalho.

 

A organização de tarefas é feita, essencialmente, com uma agenda e uma lista de tarefas. Há vários modelos que podem ser utilizados, mas o mais importante é conhecer o método de uso destes instrumentos para garantir a organização. Os arquivos podem ficar em pastas no computador, no Icloud, no Onedrive, Google drive, Dropbox… Muitas possibilidades! Os trabalhadores precisam conhecer as ferramentas para poder escolher a melhor para suas necessidades.

A infraestrutura do home office é fundamental. É preciso encontrar móveis adequados, impressora, telefone, conexão elétrica. Muitas vezes, este material já está disponível em casa. Basta que se aprenda a organizar. Os recursos tecnológicos também são variados. Por exemplo, pode-se fazer reuniões pelo Zoom, Teams, Webex, Skype dentre vários outros.

Nos próximos posts, vamos falar um pouco mais de cada um dos quatro passos para capacitação dos trabalhadores no sentido de organizar um bom home office.

Publicado em: 6 de julho de 2020 por