Diversidade nas Organizações: Para quê?

Falar sobre a importância da diversidade nas organizações não é algo novo; há muito se comenta sobre a necessidade, cada vez maior, de as empresas considerarem profissionais de diferentes perfis em seu quadro funcional. Sobre isso, é importante ressaltar aspectos das diversidades que nos marcam enquanto sociedade, tais como as étnicas, as religiosas, as de gênero, as sexuais etc., mas também aquelas menos visivelmente marcadas, como as de formação, pontos de vista etc.

Agora, se você pensa que as empresas deveriam considerar a diversidade apenas por questões éticas (não desmereço questões éticas de forma alguma!), você está redondamente enganado/a. Pesquisas evidenciam que empresas mais diversas são mais lucrativas, inovadoras e têm mais chances de se sair bem frente aos desafios de mercado.

Em janeiro de 2018, por exemplo, a Consultoria McKinsey divulgou um estudo intitulado Delivering through Diversity, no qual mostra que as Companhias com maior diversidade de gênero têm 21% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado, enquanto aquelas com maior diversidade étnica têm 33% mais chances. E essa análise foi feita exclusivamente em posições de nível executivo! Podemos inferir que os resultados seriam ainda mais expressivos se considerassem todos os colaboradores de uma empresa.

Então, no momento em que perguntarem por que é importante fomentar a diversidade, seja pragmático e responda: porque através dela melhoramos nossos resultados!

Publicado em: 12 de fevereiro de 2019 por