Etiqueta para participação em videoconferências

A pandemia da COVID-19 nos obrigou a migrar para o trabalho remoto – ou home office, como preferir. Isso fez com que as empresas passassem a utilizar reuniões e treinamentos por meio de videoconferências de forma massiva. Este tipo de tecnologia para realização de reuniões pegou muitas pessoas de surpresa.

No entanto, nem todas as pessoas estavam preparadas para este tipo de trabalho. Afinal, da mesma forma que é preciso saber se comportar em reuniões presenciais, também é preciso saber se comportar em encontros mediados por plataformas. Isso gerou (e ainda gera!) situações singulares e, muitas vezes, constrangedoras.

Tem virado piada vídeos de pessoas que não se comportam de forma adequada em situações como as relatadas. Pessoas que falam assuntos não relativos ao encontro com o microfone aberto, que não se vestem de forma adequada para o momento, que falam ao mesmo tempo com outras pessoas. Enfim, são inúmeras as situações.

Chamamos o comportamento adequado nestes casos de etiqueta para participação em videoconferências. Há diversas regras de etiqueta a serem cumpridas:

  • Microfone sempre desligado quando não estiver falando.
  • Quem convoca a reunião conduz os trabalhos.
  • Não falar quando outro estiver falando (nem para concordar!).
  • Pedir a palavra e aguardar autorização para falar.
  • Ser objetivo sempre!
  • Vestimenta adequada.

Essas questões são bastante recentes e é comum que as pessoas ainda tenham dúvidas sobre como se comportar! O ideal é que as organizações falem sobre isso abertamente, por meio de manuais, palestras, entre outros.

Como tem sido o comportamento das pessoas em suas organizações?

Publicado em: 9 de julho de 2020 por