Definir e medir o desempenho dos colaboradores de uma empresa não é um trabalho simples, mas faz-se necessário para potencializar sua contribuição ao negócio. Mas como medir os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para cada perfil profissional? Como fazer com que os empregados alocados em determinada função tenham estas características? E, por fim, como saber o que medir?
Atualmente, entende-se que a relação entre o desempenho pessoal e os objetivos do negócio é fundamental para garantir a realização dos processos de negócio e das atividades de trabalho. Para tal, muitas empresas têm adotado o conceito de competências que é definido, por muitos autores, como a relação entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessários para o desempenho de determinada função de forma eficaz.
Gestão por competências é, então, o conjunto de ações que orientam a empresa a posicionar-se frente ao mercado, desenvolvendo sistematicamente as competências de seus empregados.
As principais ferramentas de gestão por competências disponíveis são:
- Mapeamento do perfil de competências organizacionais.
- Mapeamento e medidas de competências de funções.
- Seleção por competências.
- Avaliação por competências.
- Plano de desenvolvimento por competências.
- Remuneração por competências.
O mapeamento de competências auxilia na identificação do perfil de competências necessárias para a organização e para funções específicas. A seleção por competência permite identificar no mercado candidatos que atendam às necessidades da empresa para o desempenho de determinada atividade de forma mais eficaz do que as maneiras habituais de selecionar empregados. Através da avaliação por competências pode-se analisar o desempenho de cada empregado da empresa frente às necessidades de cada função, identificando gaps de desenvolvimento que serão supridos pelo plano de desenvolvimento de competências. Já a remuneração por competência torna justa a remuneração variável, atribuindo a cada empregado um retorno de acordo com sua aderência ao perfil solicitado pela empresa.
A gestão por competência oferece informações valiosas aos tomadores de decisão. Além disso, oferece à empresa:
- Maior rendimento dos empregados.
- Melhor eficácia da empresa.
- Clara identificação das necessidades de desenvolvimento de pessoal.
- Gestão de carreira eficiente.
- Melhoria na produtividade e nos resultados.
Evidentemente há outros modelos de gestão disponíveis no mercado, mas o modelo de competências tem sido frequentemente utilizado pelas organizações.