Levantamento de Necessidades de Treinamento

O levantamento de necessidades de treinamento, ou LNT, é uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento das ações de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa. Ele faz a identificação geral de todas as competências que precisam ser desenvolvidas em uma organização.

Mas vamos direto ao assunto! Como fazer um LNT. Bem, eu costumo dividir em três grandes partes:

  1. Análise do planejamento estratégico. Muitas vezes a organização tem um planejamento que exige o desenvolvimento de competências específicas, mas os trabalhadores não têm esta visão. Logo, é um levantamento que deve ser feito pela área de recursos humanos junto à alta direção.
  2. Identificação de necessidades de trabalho com gestores. O gestor é a melhor pessoa para informar qual a sua necessidade e/ou de sua equipe. Portanto, é fundamental conversar com todos os níveis de gestão para fazer um levantamento completo.
  3. Pesquisa junto aos funcionários. Os funcionários estão no dia a dia das atividades e sabem muito bem onde o calo aperta. Por isso, é recomendado ouvir a todos. As necessidades informadas pelos funcionários devem ser validadas pelas chefias de forma a garantir que o desenvolvimento atende às necessidades do negócio.

Certamente você está pensando: mas como vou conversar com toda a empresa. Normalmente isso não é necessário. Eu costumo usar estratégias diferentes para cada público. Veja só:

  • Alta direção: entrevista individual, já que normalmente são poucas pessoas a serem entrevistadas e estes executivos não se sentem bem em expor necessidades em grupo.
  • Gestores: grupo focal separado por área. Nesse caso, junta-se todos os gestores para que apresentem, de forma consolidada, suas necessidades.
  • Funcionários: pesquisa por meio de sistema (internet, questionário, etc.) de forma que seja possível tabular.

Para finalizar, algumas dicas importantes para esse trabalho:

  • Tenha em mente que as ações devem contribuir para o negócio da organização, não somente para o benefício individual do trabalhador.
  • Consolide as demandas identificadas, porque certamente vai aparecer muita necessidade que pode ser atendida por uma única ação.
  • Exclua os problemas de gestão que não podem ser tratados com treinamento. Muitas vezes o RH recebe demandas de treinamento para tratar problemas que são de seleção, avaliação, acompanhamento ou gestão.
  • Identifique o orçamento disponível e priorize as demandas recebidas.

Estamos no começo do ano de 2020 e este é o momento que as demandas aparecem! Desejamos sorte em seu LNT e, se precisar, conte conosco!

Boa sorte e bom ano!

Publicado em: 7 de fevereiro de 2020 por