Materiais didáticos a partir de documentos técnicos: a experiência da Recto

A capacitação dos funcionários de grandes empresas é aspecto fundamental para a garantia da qualidade dos produtos. Grandes indústrias frequentemente investem na definição de processos e procedimentos com o objetivo de garantir a uniformidade na produção, a qualidade dos produtos e a segurança de seus trabalhadores diretos e indiretos.

A documentação técnica de procedimentos complexos é fundamental. Mas ela é um material de consulta e orientação, sendo frequentemente inadequada para a realização de ações de treinamento e capacitação. Nesta situação, o mais recomendado é converter este material técnico em um material didático, com linguagem e estética direcionadas.

A Recto vem trabalhando com este tipo de abordagem. Um de nossos grandes clientes, uma indústria com sólida reputação em seu mercado, buscou a Recto para converter sua documentação técnica em materiais que contribuam para a formação e a qualificação de seus empregados.

A conversão de material técnico em material didático passa por algumas etapas, dentre as quais destacamos:

  1. Identificação de todo o material técnico disponível.
  2. Entrevista com especialistas para identificar o que é relevante.
  3. Produção de conteúdo com linguagem e estética adequadas ao objetivo e ao público-alvo.
  4. Validação de conteúdo com técnicos especialistas.

Na primeira etapa, a Recto auxilia o cliente na identificação de todos os documentos que podem contribuir para a elaboração do material didático. Descrição de processos, listas de inspeção, manuais de fabricantes, procedimentos operacionais etc. A partir da localização de todos estes materiais, passamos à segunda etapa.

Na entrevista com especialistas, todo o material identificado é apresentado e o maior objetivo é saber exatamente o que entra na qualificação dos funcionários. Isso porque muitas vezes os materiais levantados na primeira etapa possuem conteúdo maior ou menor do que o necessário. E só quem conhece a fundo o processo de trabalho é capaz de fazer esta distinção. Quando não há documentação técnica disponível, todo o conteúdo é elaborado a partir das entrevistas.

Com os materiais recebidos e as entrevistas concluídas, o designer instrucional da Recto elabora uma proposta inicial de material didático, que pode ser desenvolvido para ser usado em cursos presenciais ou a distância. Nos cursos presenciais, os materiais normalmente contam com:

  • Plano de aula
  • Apostila
  • Apresentação
  • Avaliação
  • Roteiro on the job

Nos cursos a distância, o material será entregue com:

  • Plano instrucional
  • Roteiro do curso
  • Identidade visual
  • Programação
  • Avaliações

Os materiais didáticos finalizados facilitam a realização das ações de capacitação e buscam garantir que todos os empregados desenvolvam suas atividades exatamente da forma como foram planejadas. O ideal é que os cursos presenciais sejam ministrados pelos especialistas da área e, se possível, que estes especialistas sejam treinados para atuarem como multiplicadores internos.

O treinamento de multiplicadores internos ensina aos especialistas técnicas didáticas para a condução de uma aula. Esta capacitação é carro chefe dos produtos da Recto.

Quer conhece melhor nossa experiência? Fale com a Recto!

contato@recto.com.br

Publicado em: 8 de junho de 2019 por