O impacto dos instrutores internos no resultado das organizações

O Impacto Dos Instrutores InternosAtualmente, gestores têm a plena compreensão de que um dos fatores mais relevantes para o sucesso das organizações é a garantia da capacitação adequada de sua força de trabalho. E não falamos aqui somente da capacitação técnica para o exercício prático de uma atividade. É preciso considerar ações educativas que tenham o objetivo de reforçar os valores da organização, trabalhar comportamentos compatíveis com o negócio e consolidar as competências organizacionais.

Existem diversas formas de se capacitar os colaboradores de uma organização: cursos presenciais, a distância, parceria com consultorias, oferta de livros, ambientes virtuais para troca de experiências, dentre muitos outros. Nestes formatos de capacitação, há diversos conhecimentos que podem ser obtidos no ambiente externo à organização, seja por meio de parceira com instituições educacionais, seja pela contratação de empresas especializadas. No entanto, há um conjunto de conhecimentos que são muito peculiares à cada organização, cuja busca no ambiente externo é extremamente complicada.

Os conhecimentos específicos que uma empresa possui normalmente estão relacionados ao seu core business. É o conhecimento que a diferencia no mercado – que a faz ser a empresa que é. Para trabalhar a disseminação de tais conhecimentos, é preciso buscar dentro da própria organização o profissional que realmente o domine.

A disseminação de conhecimento utilizando recursos humanos das próprias organizações tem se mostrado uma estratégia extremamente positiva. No entanto, apresenta alguns desafios que precisam ser considerados. Os mais impactantes são:

  • A seleção adequada dos profissionais que atuarão como instrutores.
  • O apoio na preparação dos materiais didáticos.
  • A capacitação dos técnicos em didática para que saibam como “transmitir” seu conhecimento.

Disseminacao De Conhecimentos

Na etapa de seleção, a organização tem a meta de identificar o profissional mais bem preparado, do ponto de vista técnico, e com competências potenciais de didática. A forma mais utilizada têm sido a elaboração de editais para processos seletivos internos. Usualmente, a área de gestão de pessoas consolida o perfil – incluindo conhecimentos técnicos – e as características pessoais. Com critérios claros, é possível concluir esta etapa de forma eficiente e efetiva.

A elaboração de materiais didáticos adequados para o processo de ensino-aprendizagem sempre é uma etapa extremamente relevante. No entanto, quando se fala em profissionais com perfil técnico que ministrarão cursos, atuando como instrutores, materiais didáticos de qualidade são ainda mais importantes! Sugere-se que cada curso possua um kit de material didático contendo, no mínimo, o plano de aula, a apresentação / roteiro do curso e a apostila, que traz o conteúdo do curso detalhado.

Por fim, abordaremos a questão da formação dos multiplicadores internos. Trabalhar com profissionais que não tem formação didática para ensinarem outros profissionais é possível, mas exige cuidado. Quando não se compreende como as pessoas aprendem, não é possível estruturar o processo de ensino de forma a facilitar a construção do conhecimento no outro. Por isso, treinar os instrutores em técnicas didáticas é etapa crucial.

Um treinamento em didática para instrutores internos traz diversos benefícios, tais como:

  • Maior segurança para o instrutor entrar em sala de aula.
  • Melhor organização dos conteúdos a serem ensinados.
  • Facilidade na organização e no planejamento do curso.
  • Efetividade nos resultados.
  • Aulas menos maçantes e mais agradáveis.

Não é incomum que instrutores inexperientes acreditem que disseminar o conhecimento que dominam pode ser feito pela mera exposição do conteúdo. A capacitação em didática vai mostrar que existem princípios a serem seguidos no processo de ensino, em particular no ensino de adultos.

A formação de instrutores precisa abordar algumas questões fundamentais, como:

  • Planejamento de ensino.
  • Seleção e organização de conteúdos.
  • Métodos e técnicas de ensino.
  • Avaliação do processo de aprendizagem.

Pela efetividade dos resultados apresentados nas organizações ao qualificarem seus colaboradores para disseminar conhecimentos específicos, a formação de instrutores internos tem sido cada vez mais demandada. Nota-se uma diferença enorme entre a simples informação passada por uma pessoa – fato comum quando não se domina técnicas de ensino – e a oferta de um curso estruturado, com instrutores que sabem como ensinar.

Se sua organização possui esse desafio, pense a respeito da capacitação de seus instrutores internos!

Publicado em: 17 de agosto de 2018 por