Planejando seu desenvolvimento pessoal para 2020

Mais um ano começou e, como é de costume, fazemos promessas para o ano que se inicia. Parar de fumar, fazer exercícios físicos, emagrecer, enfim… São muitas as promessas. Mas você já parou para pensar no investimento mais importante de sua carreira? Este também é o momento de pensar no seu desenvolvimento pessoal!

E o início do ano é uma excelente oportunidade para fazer a avaliação das competências que você precisa desenvolver. Então, vamos analisar como você pode fazer este planejamento?

Em primeiro lugar, é fundamental fazer uma análise de sua carreira. Onde você está e onde quer chegar? A distância entre estes dois pontos é o que te dará a base para pensar nas competências que precisa desenvolver. Por exemplo, se você é um analista de recursos humanos e almeja ser alçado a posição de gerente de treinamento, quais competências ainda precisam ser desenvolvidas? Vamos pensar em alguns exemplos:

  • Melhorar minha capacidade de apresentação e oratória.
  • Conhecer mais a fundo as metodologias para identificação de necessidades de treinamento.
  • Diferenciar os diversos métodos de ensino.
  • Analisar financeiramente o impacto dos treinamentos no negócio.

Note que, nos exemplos acima, não foram listadas simplesmente as competências a serem desenvolvidas, mas os objetivos de aprendizagem. Ciente dos objetivos, é hora de definir como eles serão alcançados. Há diversas possibilidades de desenvolvimento: cursos presenciais, cursos a distância, leitura de livros, realização de estágios em outras áreas. Você precisa escolher o caminho que melhor atende ao seu perfil de aprendizagem.

A sugestão é que você liste as ações com metas dos períodos nos quais irá cumprir. Vejamos um exemplo baseado nos objetivos que traçamos acima:

  • Março – inscrição no curso presencial de curta duração sobre educação corporativa
  • Julho – leitura de livro sobre avaliação de impacto de treinamento.
  • Setembro – curso presencial e vídeos sobre técnicas de apresentação e oratória.

Um plano de estudos pode ser alterado no meio do caminho. Mas é fundamental ter a noção exata do que se quer estudar para se aperfeiçoar na carreira e estabelecer prazos para cumprir seus objetivos.

Por fim, algumas dicas que certamente irão contribuir muito para seu sucesso:

  1. Escolha as opções de ações que mais combinem com seu estilo de aprendizagem. Se você não gostar de ler livros técnicos, opte por cursos ou filmes.
  2. Defina, desde já, um tempo real para dedicar aos seus estudos. Você pode, por exemplo, reservar uma hora do seu dia ou três horas por semana.
  3. Identifique com clareza os conteúdos que precisará estudar.
  4. Organize seu tempo. Use uma agenda e uma lista de tarefas.
  5. Distribua os conteúdos que precisará estudar ao longo do ano. Não adianta querer fazer tudo em um mesmo mês porque o aprendizado precisa de tempo para se consolidar.
  6. Avalie seu desempenho de tempos em tempos. Coloque na sua agenda um dia do mês para ver o que você conseguiu cumprir e se replanejar.

É muito comum que os profissionais que já estão no mercado dediquem todo o seu tempo ao trabalho e esqueçam de investir no seu desenvolvimento pessoal. Isso só fará com que você continue fazendo a mesma coisa indefinidamente. Invista em você! Seja o melhor no que você faz!

Feliz 2020!

Publicado em: 14 de janeiro de 2020 por