Processos de avaliação em cursos on-line

A necessidade de realizar diversas ações de ensino por meio de cursos on-line, em especial os cursos remotos que ganharam tanto espaço nos últimos meses, leva professores e profissionais de recursos humanos a discutir formas de avaliação. A verdade é que a estratégia de avaliação é muito similar àquela presente no ensino presencial tradicional. No entanto, as ferramentas de aplicação destas avaliações precisam ser ajustadas.

 

Avaliação em eventos de aprendizagem

Nos cursos ministrados em organizações, a necessidade de se avaliar outros aspectos para além da construção do conhecimento por parte do aluno é muito importante, porque o resultado desta avaliação é utilizado para medir o interesse dos participantes e o nível de retorno sobre o investimento que foi obtido.

Existem diversos métodos para realizar estas avaliações, mas o mais conhecido ainda é o proposto por Kirkpatrick (que já sofreu diversas contribuições). Observe a imagem abaixo:

Imagem Avaliação

Na proposta deste autor, há quatro níveis de avaliação, sendo o nível da reação o mais básico e o nível do resultado o mais complexo. Vamos ver o que cada item destes avalia:

Reação: Avalia a satisfação dos participantes com o evento de aprendizagem. Aqui, são levantadas informações a respeito do instrutor, dos materiais didáticos, do ambiente físico (luz, som, etc) dos recursos instrucionais, dentre outros aspectos que se julgue relevante. É a avaliação mais aplicada porque é a mais simples, barata e fácil de se utilizar os resultados.

Aprendizagem: Tem o objetivo de medir quanto do conteúdo que foi transmitido na ação tornou-se conhecimento internalizado pelos alunos. É realizada por meio de diversos instrumentos, como provas, testes, avaliação oral, seminários, apresentação de trabalho, simulações, observação prática, dentre outras possibilidades.

Comportamento: tem o objetivo de verificar o quanto uma ação de aprendizagem mudou o comportamento de uma pessoa. Em outras palavas, visa avaliar quando do que se aprendeu foi levado para a vida prática ou para o posto de trabalho (se for uma avaliação em uma organização). Costuma ser realizada por meio de observação ou entrevista com o gestor aproximadamente seis meses após o evento.

Resultados: Visa medir o resultado que um evento de aprendizagem trouxe para toda a organização. Normalmente tenta-se medir isso em lucro. É pouco realizada porque é difícil de se isolar o efeito do treinamento de outras variáveis. Também demanda um bom tempo e o custo pode ser elevado.

Recursos para avaliações

Como mencionei no início do texto, a lógica das avaliações em cursos on-line é semelhante àquela realizada em eventos presenciais, demandando apenas adaptação dos recursos. Nos cursos on-line, você terá que encontrar possibilidades para realizar avaliações de reação e de aprendizagem, porque os outros níveis não são avaliados no momento do curso. Comportamento e resultado devem ser avaliados após a realização dos eventos, preferencialmente no posto de trabalho ou usando dados obtidos no local de trabalho.

A avaliação de reação é realizada por meio da aplicação de um questionário. Logo, qualquer recursos que te possibilidade elaborar um questionário será útil. Sugiro três recursos por sua simplicidade e porque têm baixo custo:

=> Google docs.

=> Mentimeter.

=> Kahoot.

O Google Docs e o Mentimeter são gratuitos e possibilitam formular um questionário de forma rápida e simples. Basta seguir as orientações do próprio aplicativo. O Kahoot é pago, mas é imbatível para este objetivo. Logo, se você realiza muitas ações de treinamento, vale a pena o investimento.

A avaliação de aprendizagem pode ser feita de diversas formas:

=> Provas objetivas.

=> Provas discursivas.

=> Avaliação oral.

=> Entrega de trabalhos.

=> Seminários.

Há outras formas, mas vou me ater a estas. Para provas objetivas, você pode usar os mesmos recursos citados na avaliação de reação, porque a lógica é a mesma: construir um questionário com algumas opções a serem respondidas. A prova discursiva, no entanto, requer que o aluno reflita sobre um tema e redija um texto. Nesse caso, o Google Docs é imbatível. Use ele sem medo!

A avaliação oral é muito utilizada em cursos de idiomas e a melhor forma de realizá-la é por uma plataforma de videoconferência. Aí você tem várias opções, mas eu indico: Google Meet, Webex ou Zoom. Se for uma avaliação individual, ainda pode-se optar por fazer pelo próprio Whatsapp ou pelo Skype.

As entregas de trabalho podem ser feitas por e-mail, mas eu optaria por suar o Google Sala de aula, porque organiza os materiais e deixa todas as ações registradas. Se você ainda não conhece, vale navegar por esta opção. É gratuito, fácil e extremamente poderoso para organização de materiais de aula e entregas de trabalho.

Os seminários devem ser feitos por meio de aplicativos de videoconferência. Nesse caso, sugiro os mesmos indicados para a aplicação de provas orais em grupo.

Tentei passar aqui uma visão breve sobre possibilidades de aplicação de processos avaliativos em cursos on-line. Espero que tenha contribuído e aceito sugestões por e-mail ou em nossas redes sociais!

Bruno Malheiros é pedagogo, psicopedagogo, orientador educacional, formador de professores na faculdade de educação e gestor de recursos humanos. Vencedor do Prêmio Jabuti com o livro ‘Didática Geral’, na categoria educação, é Mestre em Administração e atua como consultor nas áreas de educação e Recursos Huma nos.

Publicado em: 3 de agosto de 2020 por