Produção de Materiais Didáticos para Treinamentos

Materiais Didáticos Blog.pngOs treinamentos para capacitação e qualificação da mão de obra são uma realidade há muitas décadas. As organizações, principalmente após a Revolução Industrial, perceberam a necessidade de fornecer os conhecimentos necessários para a realização de suas atividades.

A introdução do treinamento nas organizações se deu de forma compensatória, em sua maioria. O objetivo das instituições era fornecer a seus empregados os conhecimentos fundamentais que eles não haviam obtido por meio de sua formação educacional básica. Apenas para se exemplificar, a taxa de analfabetismo no Brasil, na década de 1940, era de mais de 56% da população (IBGE).

Com o decorrer dos anos, a formação no sentido compensatório foi perdendo seu espaço, dado o aumento da oferta de ensino formal para a população. No entanto, a sofisticação dos processos de trabalho e das tecnologias fez com que as instituições formais não fossem capazes de dar conta de todo o conteúdo. Por isso, organizações mudaram o foco de suas áreas de treinamento e formação para auxiliar os trabalhadores em conhecimentos específicos de seus processos de trabalho e de suas tecnologias.

Atualmente, quase toda organização de médio e grande porte possui uma pessoa ou área responsável pela capacitação de seus empregados. A realização desta capacitação depende essencialmente de instrutores e materiais didáticos. Os instrutores podem ser internos (especialistas da própria empresa) ou externos (consultores, professores etc.). Quando se opta por fazer esta capacitação internamente, é preciso desenvolver materiais didáticos, mas nem sempre os especialistas estão preparados para esta atividade.

Um material didático para um curso presencial normalmente conta com os seguintes instrumentos:

  • Plano de aula: que detalha todas as atividades do curso, incluindo carga horária, conteúdo, objetivos de aprendizagem, metodologia de ensino e recursos instrucionais.
  • Apresentação: é um roteiro que auxilia o instrutor na condução da aula e facilita a compreensão dos alunos por meio de estímulos visuais.
  • Apostila: tem um maior detalhamento do conteúdo a ser trabalho em sala e permite que os alunos aprofundem seu conhecimento sobre o assunto trabalho.
  • Avaliação: preparada para auxiliar o instrutor na mensuração dos conhecimentos construídos pela turma.

Estes materiais são os mais comuns nas ações presenciais, mas também podem ser desenvolvidos jogos, vídeos, músicas e muitos outros. E cursos na modalidade a distância (auto instrucional ou com tutoria) tem outras diversas possibilidades.

O desenvolvimento de bons materiais didáticos é essencial para que uma capacitação seja bem-feita. Eles facilitam a condução do curso por parte dos instrutores e, quando concebidos com embasamento pedagógico, auxiliam os alunos na consolidação dos conhecimentos necessários para seus trabalhos.

E você? Já pensou nos materiais didáticos que vai usar em seus cursos?

Publicado em: 25 de setembro de 2018 por