Quais conhecimentos monitorar?

Hoje gostaríamos de conversar sobre os conhecimentos que precisam ser monitorados pelas áreas de T&D (ou Educação Corporativa, Learning etc.). Para isso, vamos começar pensando sobre quais conhecimentos circulam dentro de uma área da empresa e usaremos o Comercial como exemplo.

Na área comercial são necessários desde conhecimentos relacionados a técnicas de vendas até conhecimentos bastante básicos, como o domínio do Outlook (caso sua empresa utilize o Pacote Office). Ambos os conhecimentos são fundamentais: o colaborador precisa vender – o que demanda um arcabouço de conhecimentos técnicos –, e também precisa enviar sua proposta comercial por e-mail, por exemplo.

Mas será que a área de T&D precisa monitorar estes dois conhecimentos da mesma forma? A resposta mais evidente é que não. Mas os fatores pelos quais o modo como os dois conhecimentos serão acompanhados talvez não seja, e vamos explorá-los. Em primeiro lugar, consideremos os dois conhecimentos devidamente instalados na área – o colaborador domina técnicas de vendas e utiliza o Outlook adequadamente. Entretanto, conhecimentos relacionados ao Outlook não são críticos para a área, ou seja, não são um diferencial competitivo para a organização. E aí já temos uma primeira orientação: a área de T&D precisa identificar os conhecimentos críticos das demais áreas e empreender esforços para monitorá-los, acompanhá-los, desenvolvê-los, avaliá-los etc.

E não é tão difícil identificar conhecimentos críticos, mas precisamos entender exatamente o que são. Para nós, trata-se de todo conhecimento fundamental para a execução da estratégia de uma empresa, que oferece vantagem competitiva, oferece risco para o negócio e sua perda traz grandes prejuízos para a organização.

A Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) o apresenta com a seguinte ilustração:

Sbgc

 

 

 

Fonte: http://www.sbgc.org.br/blog/category/mapeamento-de-conhecimento-critico

 

Há várias metodologias possíveis para identificação destes conhecimentos. Nós, da Recto, acreditamos que só é possível identificar os conhecimentos considerados críticos quando conseguimos identificar todos os conhecimentos importantes. Para isso, sugerimos o seguinte:

Entrevista

Responsável: Gestores

  • Conhecer os desafios da área
  • Identificar processos e entregas
  • Levantar indicadores

 

Focus Group para Mapeamento de Conhecimentos

Responsável: Colaboradores envolvidos no process

  • Identificar atividades da área
  • Relacionar atividades aos conhecimentos
  • Detalhar os conhecimentos

 

Validação

Responsável: Gestores

  • Validar o trabalho anterior, preferencialmente feito por colaboradores.

 

De certo estamos simplificando o processo, mas nossa ideia é a de que você tenha uma boa noção de como, para nós, esse processo deve acontecer. Agora, com os conhecimentos identificados, é o momento de chegar àqueles considerados críticos para a área. Para isso, sugerimos classificar os conhecimentos em ranking de criticidade, considerando:

  • Gap;
  • Importância futura;
  • Grau de explicitação;
  • Risco de perda.

Realizado este ranking, você terá os conhecimentos críticos da área identificados. Estes conhecimentos são aqueles que nós, das áreas de T&D, precisamos nos focar. Evidentemente não são os únicos que iremos trabalhar. Conhecimentos onboarding, por exemplo, podem não estar classificados no ranking de criticidade, mas também irão merecer nossa atenção.

E você? Conte para nós quais conhecimentos você vem monitorando em sua empresa e como chegou até eles?

Publicado em: 8 de abril de 2019 por