Técnicas de apresentação para cursos on-line – Algumas dicas

As apresentações remotas (por meio de videoconferências) passaram a fazer parte da vida dos profissionais após o afastamento social imposto pela pandemia do COVID-19. E junto com essa rotina, vieram também as dúvidas que se tem sobre como se comportar nestes eventos. É certo que já eram conhecidas as técnicas de apresentação para eventos presenciais. Nós já falamos sobre isso por aqui. Mas como estas técnicas devem ser adaptadas para apresentações remotas?

Apresentações remotas

A primeira coisa que os profissionais devem ter em mente é que as apresentações remotas são apresentações profissionais e, como tal, devem ser conduzidas. Para facilitar, é bom ter em mente que os princípios gerais são os mesmos que regem as apresentações presenciais. Isso vale, especialmente, para a condução de cursos on-line. Imagine, por exemplo, como você se vestiria para ministrar um curso presencial? Ora, a forma de se vestir para um curso on-line é o mesmo.

As apresentações remotas acontecem por meio de recursos tecnológicos específicos, que já abordamos em outro post. Estes recursos estão aí para servirem aos profissionais e, por isso, temos que dominar as possibilidades, porque podem nos ajudar bastante. Isso é especialmente importante para a condução de cursos, porque as plataformas de videoconferência possuem aplicações que facilitam a organização de determinadas atividades pedagógicas.

Técnicas de apresentação

Técnicas de apresentação são um conjunto de sugestões de procedimentos que devem ser adotados para garantir que a mensagem transmitida seja recebida nos dentro da expectativa de quem transmite a mensagem. Particularmente, não gosto de encarar como um conjunto de normas, mas como dicas que devem ser adaptadas a cada situação.

O contexto, o público, a mensagem a ser transmitida e o apresentador terão forte impacto na forma como uma mensagem deverá ser passada. Por isso, não acredito que devam ser entendidos como regra. Por exemplo, há que ache que colocar as mãos no bolso transmite insegurança – mas já vi excelentes oradores realizarem apresentações desse jeito transmitindo alto nível de confiança em seu discurso.

Com a clareza de que trarei dicas, não normas, vamos às principais.

Dicas para apresentação em cursos remotos

1. Cuide bem no planejamento. Isso vale para todas as apresentações. É preciso ter um roteiro detalhado com cada assunto que será abordado, o método como este assunto será tratado e o tempo previsto. Não existe apresentação sem roteiro! Repetindo: não existe apresentação sem roteiro! Planeje o que vai dizer e como vai dizer.

2. Ensaie o discurso mentalmente. É muito produtivo imaginar com antecedência como você vai abordar um determinado assunto. Muitas vezes, não temos a possibilidade de realizar turmas-piloto – para testar tudo, ou mesmo ensaiar. Mas a prática mental te dará segurança e ajudará a organizar seu discurso.

3. Conheça todos os recursos da tecnologia escolhida. As plataformas de videoconferência possuem diversos recursos que facilitam a transmissão de mensagem. Conheça bem a plataforma que você escolheu para usar os recursos disponíveis a seu favor.

4. Atenção à sua imagem. Como mencionei no começo do texto, vista-se como se fosse ministrar um curso presencial. Os cuidados são os mesmos!

5. Cuidado com a voz. É preciso falar com calma em apresentações remotas porque você não terá um feedback imediato do que não for compreendido. E este feedback pode atrapalhar a apresentação. Então, cuidado com a velocidade da fala, o tom de voz e o ritmo da apresentação.

6. Observe seu cenário. Não precisa ser um cenário de capa de revista. Mas seu espaço deve ser limpo e organizado!

7. Interaja com as pessoas. Pergunte o que as pessoas acham, tente manter diálogo. Se forem muitos participantes, peça para se manifestarem no chat ou usarem outros recursos como levantar a mão.

8. Prefira fazer a apresentação sentado. Normalmente as pessoas vão assistir sua apresentação sentado. Então, fique sentado para estabelecer um rapport. Todos sentados dão a ideia de uma conversa em pé de igualdade.

9. Valorize a contribuição das pessoas. Organize a forma como as pessoas vão participar. Logo no começo da aula, explique que devem pedir a palavra no chat ou por outro recurso. E quando alguém trouxer um assunto, agradeça a contribuição e mostre como esta contribui para a aprendizagem da turma.

10. Assuma a liderança da apresentação. Sempre que há um grupo grande junto, alguém precisa tomar a frente. Seja o líder de sua apresentação desde o primeiro minuto!

 

Essas são dicas fundamentais para você garantir que sua apresentação de treinamento ou aula pôde ser compreendida por seu público. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco com sugestões.

Bruno Malheiros é pedagogo, psicopedagogo, orientador educacional, formador de professores na faculdade de educação e gestor de recursos humanos. Vencedor do Prêmio Jabuti com o livro ‘Didática Geral’, na categoria educação, atua como consultor em educação e RH.

Publicado em: 10 de agosto de 2020 por