Um dos maiores segredos para uma boa aula é o planejamento da aula. É no planejamento que o professor tem a oportunidade de selecionar com cuidado o conteúdo que será ministrado e escolher uma técnica de ensino que ajude os alunos. Também é o momento de definir com clareza os objetivos de aprendizagem.
Se você tem dificuldades em planejar uma aula – e isso vale para empresas e para escolas ou universidades – não se culpe! Essa é a dificuldade de muitos professores. Para facilitar, resolvi listar cinco passos. Vamos lá?
- Definir os objetivos de aprendizagem.
- Selecionar os conteúdos.
- Escolher os métodos de ensino.
- Listar os recursos instrucionais.
- Definir o tempo de ensino.
A definição dos objetivos de aprendizagem é a primeira etapa do planejamento. E a mais importante. É aqui que se define aquilo que o esperamos que nosso aluno aprenda. Eu ouso dizer que a maior parte das dificuldades de aprendizagem do aluno (descontando o desinteresse e os distúrbios de aprendizagem) vem da falta de definição clara dos objetivos.
O objetivo de aprendizagem deve traduzir com clareza aquilo que se espera que o aluno seja capaz de fazer após uma aula. Veja alguns exemplos:
- Conceituar andragogia.
- Listar três objetivos da didática.
- Sintetizar a teoria de zona de desenvolvimento proximal.
- Descrever os tópicos de um plano de aula.
Observe que, ao definir um objetivo de aprendizagem, você já define exatamente o que espera que o aluno faça. Logo, avaliar se o objetivo foi atingido é tarefa mais simples. Com o objetivo em mãos, é possível selecionar o conteúdo.
O conteúdo que for selecionado pelo professor deve atender ao objetivo de aprendizagem que foi definido inicialmente. Por exemplo, para o objetivo ‘conceituar andragogia’, certamente será necessário que o conteúdo aborde o conceito de andragogia. A seleção do conteúdo e a definição do objetivo de aprendizagem permitem escolher o método de ensino.
Há vários métodos de ensino: exposição dialogada, demonstração, debate, oficinas de trabalho, seminários, palestras, jogos, dinâmicas de grupo, estudo de caso, aprendizagem por projetos… Nossa! São muitas as possibilidades. A escolha depende de muitos fatores: espaço e tempo disponíveis, tipo de conteúdo, habilidade do professor, perfil dos alunos. Analise estes fatores e escolha o que for mais adequado para sua turma.
Depois de escolher o método de ensino, você pode partir para a listagem dos recursos instrucionais. Estes recursos são tudo aquilo que você precisará para conduzir sua aula: computador, canetas, cadernos, folhas, materiais para jogos e dinâmicas. Enfim… liste tudo o que será necessário para não esquecer de nenhum recurso.
Quando estiver com tudo pronto, você pode definir a carga horária de sua turma. O ideal é que se realize uma turma piloto para saber com exatidão o tempo necessário para trabalhar o conteúdo. No entanto, isso nem sempre é possível. Nesse caso, estime o tempo de cada atividade e some os tempos para ver quanto dá. Deixe uma pequena margem para perguntas e intervenções da turma.
E aí? Ponto para montar seu plano de aula?