Como montar um plano de aula em cinco passos

Um dos maiores segredos para uma boa aula é o planejamento da aula. É no planejamento que o professor tem a oportunidade de selecionar com cuidado o conteúdo que será ministrado e escolher uma técnica de ensino que ajude os alunos. Também é o momento de definir com clareza os objetivos de aprendizagem.

Se você tem dificuldades em planejar uma aula – e isso vale para empresas e para escolas ou universidades – não se culpe! Essa é a dificuldade de muitos professores. Para facilitar, resolvi listar cinco passos. Vamos lá?

  1. Definir os objetivos de aprendizagem.
  2. Selecionar os conteúdos.
  3. Escolher os métodos de ensino.
  4. Listar os recursos instrucionais.
  5. Definir o tempo de ensino.

A definição dos objetivos de aprendizagem é a primeira etapa do planejamento. E a mais importante. É aqui que se define aquilo que o esperamos que nosso aluno aprenda. Eu ouso dizer que a maior parte das dificuldades de aprendizagem do aluno (descontando o desinteresse e os distúrbios de aprendizagem) vem da falta de definição clara dos objetivos.

O objetivo de aprendizagem deve traduzir com clareza aquilo que se espera que o aluno seja capaz de fazer após uma aula. Veja alguns exemplos:

  • Conceituar andragogia.
  • Listar três objetivos da didática.
  • Sintetizar a teoria de zona de desenvolvimento proximal.
  • Descrever os tópicos de um plano de aula.

Observe que, ao definir um objetivo de aprendizagem, você já define exatamente o que espera que o aluno faça. Logo, avaliar se o objetivo foi atingido é tarefa mais simples. Com o objetivo em mãos, é possível selecionar o conteúdo.

O conteúdo que for selecionado pelo professor deve atender ao objetivo de aprendizagem que foi definido inicialmente. Por exemplo, para o objetivo ‘conceituar andragogia’, certamente será necessário que o conteúdo aborde o conceito de andragogia. A seleção do conteúdo e a definição do objetivo de aprendizagem permitem escolher o método de ensino.

Há vários métodos de ensino: exposição dialogada, demonstração, debate, oficinas de trabalho, seminários, palestras, jogos, dinâmicas de grupo, estudo de caso, aprendizagem por projetos… Nossa! São muitas as possibilidades. A escolha depende de muitos fatores: espaço e tempo disponíveis, tipo de conteúdo, habilidade do professor, perfil dos alunos. Analise estes fatores e escolha o que for mais adequado para sua turma.

Depois de escolher o método de ensino, você pode partir para a listagem dos recursos instrucionais. Estes recursos são tudo aquilo que você precisará para conduzir sua aula: computador, canetas, cadernos, folhas, materiais para jogos e dinâmicas. Enfim… liste tudo o que será necessário para não esquecer de nenhum recurso.

Quando estiver com tudo pronto, você pode definir a carga horária de sua turma. O ideal é que se realize uma turma piloto para saber com exatidão o tempo necessário para trabalhar o conteúdo. No entanto, isso nem sempre é possível. Nesse caso, estime o tempo de cada atividade e some os tempos para ver quanto dá. Deixe uma pequena margem para perguntas e intervenções da turma.

E aí? Ponto para montar seu plano de aula?

Publicado em: 24 de junho de 2020 por