Recursos para realização de aulas remotas

A necessidade de se realizar diversas atividades de forma remota também atingiu os cursos e as aulas em geral. Isso vale tanto para o ensino formal, nas escolas e universidades, quanto para o ensino corporativo, nas organizações. O que tem levantando muita dúvida para professores e áreas de recursos humanos são os recursos que existem disponíveis para dar suporte a estas aulas. Aqui, vamos apresentar alguns – preferencialmente os gratuitos ou de baixo custo. Com estes recursos, já dá para fazer uma excelente aula!

 

Recursos para organização da aula

Para organiza as salas de aula, é possível utilizar plataformas de ensino a distância tradicionais, que universidades e organizações já possuem. O Moodle é, talvez, a mais conhecida plataforma gratuita. Apesar de ser gratuita, ela é complicada para se fazer as configurações. De toda forma, as instituições que já a possuem já passaram pela etapa de configuração.

Mas se você não possui uma plataforma dessas, já pensou em usar o Google Sala de Aula? Trata-se de um serviço do Google que permite que professores e instrutores organizem todo o curso nela. E o melhor: é muito simples de usar. Basta acessar sua conta do Google e abrir o ‘sala de aula’. A partir daí, crie uma sala e vá inserindo atividades ou comunicados. É bastante intuitivo e se conecta a todos os demais serviços do Google, como Gmail e Google Drive.

Este serviço do Google está disponível para pessoas físicas – professores e profissionais de RH em especial. Mas também pode ser utilizado por organizações como universidades e empresas que assinarem o GSuite. Isso permite que as organizações criem políticas gerais e acompanhem todas as turmas que estão sob seu guarda-chuva.

 

Recursos para aulas síncronas

Para a realização e aulas síncronas, existem diversas plataformas: Zoom, Webex, Skype, Google Meet e Microsoft Teams são as mais conhecidas. De forma geral, todas possibilitam a realização de encontros síncronos com grupos pequenos de pessoas – certamente todas comportam até 50 participantes simultâneos. As limitações estão na versão gratuita de algumas. Por exemplo, no Zoom, a versão gratuita só permite encontros de até 40 minutos. Esse tempo costuma ser pequeno para um curso. Por outro lado, a versão paga do Zoom possui muitas excelentes funcionalidades.

O Google Meet é um serviço gratuito com poucos recursos. Mas funciona muito bem. Parece que, por conta da alta demanda para estes serviços, o Google está revendo algumas funcionalidades e deve incluir mais opções. De toda forma, para a transmissão de aulas expositivas simples, é um bom recurso.

O Teams foi o que fez mais sucesso no início da pandemia. Ele é simples de ser utilizado e tem todas as funcionalidades básicas na versão gratuita. No entanto, para ter acesso a opções mais avançadas, é preciso aderir ao plano pago.

Pessoalmente, tenho sido adepto do Zoom na versão paga. O valor é baixo (R$ 19,90 por mês) e os recursos são excepcionais para condução de aulas. A única sugestão é que haja dois instrutores ou, no mínimo, um instrutor e um apoio!

 

Recursos para atividades

Existem diversos recursos para realização de atividades. Aqui vou registrar os mais simples e que funcionam bem para a organização de uma aula.

=> Google Docs – muito conhecido, permite que diversas pessoas trabalhem dentro de um determinado documento (tipo word, excel, ppt). Ou seja, possibilita a realização de atividades que demandem trabalho em grupo.

=> Mentimeter – sua versão gratuita tem muitas funcionalidades. A mais conhecida é a formação de nuvens de palavras. Mas também é possível fazer enquetes e até mesmo montar apresentações completas.

=> Miro – não é um recurso pensado para atividades de aprendizagem. Mas pode ser bem adaptado para isso. Permite que diversas pessoas trabalhem em um mesmo quadro e, com isso, possibilita atividades em grupo também.

=> Kahoot – permite criar jogos de diversos tipos. É muito conhecido por ter um modelo para criar perguntas e que podem ser respondidas em tempo real. Então, permite realizar quis e provas. O inconveniente é que é pago.

=> Padlet – Cria murais e páginas para apresentação de conteúdos de forma simples. A versão gratuita permite a criação de até três padlets. Na versão paga, você consegue acessar os de outros professores e usar em suas aulas!

Existem diversos outros recursos para atividades. Você conhece mais algum?

 

Bruno Malheiros é pedagogo, psicopedagogo, orientador educacional, formador de professores na faculdade de educação e gestor de recursos humanos. Vencedor do Prêmio Jabuti com o livro ‘Didática Geral’, na categoria educação, atua como consultor em educação e RH.

Publicado em: 29 de julho de 2020 por