Como usar o Google Classroom para organizar cursos remotos

O desafio de organizar cursos remotos está presente na vida de professores e profissionais de recursos humanos, principalmente por conta do momento de pandemia que estamos vivendo. Costumo dizer que há dois desafios – no que diz respeito a recursos – para a organização destes cursos: a escolha da plataforma de videoconferência e a definição do local onde os materiais do curso serão organizados.

Em relação à escolha da plataforma, são diversas possibilidades que já apresentamos em outro post. Mas a escolha de uma plataforma para organização de cursos depende essencialmente da resposta a uma pergunta: sua instituição já possui uma plataforma? Se a resposta for sim, não há muito o que se discutir. Todos já estão habituados ao recurso utilizado e você deve seguir em frente com o que tem. No entanto, se a resposta for não, indico fortemente o uso do Google Sala de Aula.

O Google Sala de Aula

O Google Sala de Aula é um dos recursos oferecidos pelo Google. Se você tem uma conta lá, e é difícil que não tenha, já deve ter percebido que ele aparece dentre todos os recursos oferecidos pelo Google:

Google Sala De Aula Nos Aplicativos Google
Google Sala de Aula nos aplicativos da conta do Google.

Este recurso já estava disponível antes da pandemia, mas ganhou notoriedade porque muitas instituições não possuíam ferramentas para dar conta da oferta de materiais educacionais e da organização de cursos e disciplinas. Por meio do ‘sala de aula’ é possível que o professor e o profissional de RH organizem os conteúdos que serão trabalhados, cadastrem materiais para estudo e atividades, incluindo data de entrega e façam o acompanhamento dos alunos.

Por ser um serviço do Google, ele ainda está ligado aos outros serviços, como agenda, google drive, google docs, google forms. Isso traz muita facilidade para o professor desenvolver atividades que possam ser realizadas nestes aplicativos – tudo integrado na mesma plataforma.

Vantagens do Google Sala de Aula

Acredito que há duas grandes vantagens na adoção do Google Sala de Aula:

1. Organização do material de estudo e das atividades. O professor pode escolher a forma como a disciplina ou o curso será apresentado. Isso facilita muito o aluno no entendimento do conteúdo. Além disso, as atividades podem ser realizadas e entregues dentro da plataforma – e o professor as corrige da mesma forma. Tudo no mesmo lugar. Como os arquivos enviados pelos alunos ficarão na pasta do google drive da turma, não há risco de se perder nada. Ficará tudo muito bem organizado!

2. Facilidade na aplicação de métodos de ensino para cursos remotos. Quando o professor opta por utilizar, por exemplo, a sala de aula invertida, ele terá que definir materiais para serem acessados e estudados antes e depois da aula. Além da simplicidade em oferecer estes materiais, a ordem de apresentação das atividades também pode ser definida e alterada pelo professor a qualquer momento.

Vale destacar que uma turma pode ter mais de um professor! Quem cria a turma define os papéis de professor ou aluno. Vale destacar, também, que instituições de ensino devem utilizar o GSuite educação e organizações que não sejam educacionais podem assinar o Gsuite. Do ponto de vista do professor e do aluno, não haverá muita diferença em usar o Google Sala de Aula pelo serviço do google normal ou pelo Gsuite. Mas para a instituição há diferença porque ela pode controlar todas as turmas cadastradas em sua conta.

Então, como cadastrar uma turma?

Como montar uma turma no Google Sala de Aula

Vou mostrar, de forma bem resumida, como montar uma turma no Google Sala de Aula. A primeira coisa a fazer é entrar em sua conta do Google e abrir o aplicativo do ‘sala de aula’. Você verá um símbolo de + no canto superior esquerdo, ao lado da foto do seu perfil. Clique no + e em seguida em ‘criar turma’. Você será solicitado a informar o nome da turma, a seção (detalhamento do nome), o assunto e o número da sala. A única informação obrigatória é o nome da turma.

Cria Turma Google 1
Dados básicos para criação da turma no Google Sala de Aula.

Com a turma criada, você deverá clicar em ‘atividades’ na parte superior da tela e, a partir daí, criar seus comunicados, tarefas, etc.

Criação De Tópicos No Google Sala De Aula
Criação de Atividades no Google Sala de Aula.

Você pode organizar seu material separando sua aula em ‘tópicos’. Dentro de cada tópico, você pode colocar atividades, atividades com teste, perguntas ou materiais. Tudo pode ser arrastado, de forma que você organiza do jeito que achar mais interessante.

Que tal testar agora montar uma turma? Conte como foi o resultado pra mim?

Bruno Malheiros é pedagogo, psicopedagogo, orientador educacional, formador de professores na faculdade de educação e gestor de recursos humanos. Vencedor do Prêmio Jabuti com o livro ‘Didática Geral’, na categoria educação, atua como consultor em educação e RH.

Publicado em: 19 de agosto de 2020 por